segunda-feira, 4 de maio de 2009

"GINETE"


Quem nasceu pra ser ginete
Tem a alma encomendada.
Fala e reza diferente,
Já sentiu o bufo quente
Da morte numa rodada.

Conhece pêlos e manhas,
Se é reiúno ou rufião.
Lombo, é banco de escola,
Tem um arzão de pachola
E sonhos de ser patrão.

Sabe os segredos das crinas
E os atáios pras virilhas.
Se imagina um Charrua,
Ou São Jorge, lá na lua
Quebrando queixo em coxilhas.

Quem nasceu pra ser ginete,
Tem o seu mundo num lombo.
Pois é, upa!, nesta lida,
Dar tiamanhã para a vida
Na incerteza de um tombo.

Quando nasce um ginetaço,
Até o céu muda de cor.
É um rincho só nas coxilhas
E no meio das tropilhas,
Dá um verdadeiro pavor.

Quem é da lida, senhores,
Conversa com as leoronas.
Não sabe o que é fastio
E marca no assovio,
O cantar das querendonas.

Quem escolheu este ofício,
Já sabe o que lhe espera.
Algum piazote chorando
Junto da mãe, que viuvando,
Reza num rancho tapera.



"Homenagem a todos Ginetes do meu Rio Grande do Sul"


Uma Boa Segunda-Feira a todos Amigos(a)

Um comentário:

Anônimo disse...

adoro os ginetes mas não tive coragem de virar um ainda e nem sei se mulheres tem chance de ser ginetes.
Mas o texto é muito bom, parabéns pra quem escreveu.
Eu acho que se eu vira-se um minha mãe era capaz de passar mal vendo a filha cair do cavalo de um jeito que eu possa me machucar