sexta-feira, 15 de maio de 2009

'PALETEADA"


Consiste em 2 cavaleiros arremessarem seu cavalo contra uma rês, impedindo-a de correr, quando isto acontece um dos cavaleiros atira-se do cavalo, derruba o animal (gado) e procura imobiliza-lo maneando suas patas, muitas vezes para marcação ou castração.

"PALETEADA"


Vem se escor
ando no freio
se enforcando na peiteira
e quase que se debruça

No grito de upa e se foi

Meu gateado "frente aberta"
"Brazino"nas quatro patas

Dever
eda se desata
E se acolhera com o boi

Num mouro marca de "H"
O "Junico" me faz costado

E o osco canela fina

Se para cheio de assombro,
Meu gateado vem por cima
E mouro não frouxa um tento
e o osco espragueija o vento
quando lhe cuspo no lombo.

Grito a grito, peito a peito;

"Repontemo" até o rodeio

Este matreio teimoso
Que refugou na picada,
De à cavalo eu não refugo

Embora o tempo desabe
E o mais matreiro ja sabe
Que me gusta a paleteada.


Paleteada é lida bruta
Nascida nas "escaramuças"
Quando se apartavam tropas
Em "Machaços" atropelos
A encontro e bico de bota
Tirava o boi do refugo
Que reboleava o sabugo

Na direção do sinuelo.

César Oliveira & Rogério Melo

Um Bom Fim de Semana!!! Abraço

Nenhum comentário: